Sejam Bem Vindos !

Este Blog tem como objetivo manter os educadores, pais e alunos informados sobre os acontecimentos e negociações entre o Governo Estadual e o Sinte/SC durante o período de greve.

5 de jun. de 2011

Opinião Moacir Pereira em seu blog

Descompassos

Esta mobilização dos professores da rede estadual tem muitas singularidades. Está chegando no vigésimo dia, causando transtornos de toda ordem para os alunos e os pais que não tem onde deixá-los, e, no entanto, o apoio da comunidade tem sido quase consensual.
Outro fato que revelou o descompasso sobre as primeiras medidas do governo foi a reação da base aliada na Assembléia Legislativa. Quando o secretário Marco Tebaldi encaminhou ofício para ser apreciado na assembléia estadual do magistério fixando que o piso era equivalante à remuneração, contrariando o espírito da lei e a decisão do Supremo, os professores nem a consideraram uma proposta. A rejeição foi instantânea e unânime. Na Assembléia Legislativa, a atitude do secretário foi duramente criticada até por aliados, a tal ponto que chegou-se a imaginar tratar-se de fogo amigo. Na realidade, os fatos demonstraram que contestaram pela absoluta inaplicabilidade da proposição oficial.
Veio a medida provisória do piso, com aplicação parcial na base da carreira, e um bombardeio de críticas da oposição, com intervenções pedindo a rejeição. Outra exceção que teve efeito político dentro do Centro Administrativo: não houve um só deputado governista que, da tribuna ou em apartes, tenha criticado a greve dos professores. Os que não se declararam aliados, pediram moderação e negociação com o governo.
A medida foi engavetada e criou o principal fato político da greve.
  • Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário